Tudo que você precisa saber sobre Buy Now, Pay Later B2B

Modelo de financiamento de compra flexível B2B é a tendência para empresas em processo de digitalização.

O Buy Now, Pay Later (BNPL) tem conquistado cada vez mais espaço, principalmente com os avanços tecnológicos que contribuem diretamente com resultados promissores para o seus negócios. 

Em tradução livre, ele significa “compre agora, pague depois” e passou a ser usado em diferentes modelos. 

Inicialmente, você pode associá-lo aos crediários das lojas, que também vendem seus produtos a prazo, mas o conceito do BNPL vai muito além disso e permite, inclusive, melhorar a relação B2B, onde o fornecedor oferece crédito ao seu cliente de forma muito mais inteligente. 

Para você compreender melhor essa história, preparamos esse artigo com informações importantes. Confira! 

 

Entendendo o passado B2B para investir em BNPL agora e no futuro

As negociações entre empresas, popularmente conhecidas como B2B, existem há muito tempo, mas passaram por grandes transformações à medida que as evoluções tecnológicas ganharam cada vez mais força. 

As empresas negociam com fornecedores os produtos, serviços, insumos, linhas de créditos, entre outros materiais que necessitam para crescer. Antigamente, a credibilidade de uma corporação boa pagadora dependia de registros manuais em arquivos físicos, cadernetas e até mesmo com documentos redigidos em máquina de escrever. Dá para imaginar quanto tempo levaria para confirmar uma negociação nesse modus operandi?

Planos de parcelamento têm registros históricos datados a partir de 1840, como cita o artigo da Bloomberg. Quase dois séculos depois, o mundo mudou muito e o que estamos presenciando é a necessidade de incluir facilidades para pequenas e médias corporações que precisam adquirir linhas de crédito mais ágeis. Aqui, a tecnologia torna-se protagonista para acelerar os processos.

 

O presente das negociações afetado pelo COVID-19

A pandemia de Covid-19 ocasionou uma crise sanitária, financeira e econômica mundial inimaginável. Boa parte das empresas brasileiras que atendem B2B ainda dependiam dos seus espaços físicos e canais tradicionais para negociações como o uso do telefone fixo, representantes e vendedores. De repente, o COVID-19 obrigou muitos empresários a reformularem estratégias e a acelerarem seu processo de digitalização.

Aqui, você entende que a relação B2B também passou por adaptações urgentes e, agora, devem evoluir cada vez mais para automação dos processos e negociações. 

 

Chegou a hora de evoluir e proporcionar negociações mais ágeis e seguras no mundo B2B

Percebeu-se que essa tendência do Buy Now, Pay Later no Brasil, de estender o prazo de pagamento com o apoio da tecnologia e dados mais precisos são extremamente vantajosos para a empresa que fornece essa linha de crédito e para quem precisa dela também. 

Dados revelados por uma pesquisa da McKinsey & Company indicam que o seu cliente B2B, inclusive, já está em adaptação e deseja a agilidade que a tecnologia proporciona. Veja os dados abaixo:

 

 

Esses dados são valiosos, pois demonstram uma mudança de comportamento das empresas, e que você precisa adaptar o modo como vende no B2B para suprir essa nova demanda, sendo um reforço para investir no BNPL.

 

Quando o BNPL B2B é vantajoso?

O Buy Now, Pay Later é um facilitador, pois disponibiliza uma linha de crédito para uma compra imediata, com a prorrogação da data de pagamento conforme potencial de crédito analisado, além de ser mais barato comparado às operações bancárias tradicionais. Esse modelo de financiamento traz a aquisição de mais insumos, melhora no capital de giro e consequentemente o crescimento do PME, para o aquecimento da economia.

Para indústria, distribuidores e marketplace B2B, os benefícios se estendem. É possível observar que os fornecedores dessa cadeia não precisam mais se preocupar com o risco da inadimplência, garante escalabilidade no processo financeiro, tem acesso às informações em tempo real, além de aumentar as suas vendas. 

 

O futuro do relacionamento B2B integrado ao Buy Now, Pay Later

Cada vez mais será normal observarmos as operações B2B acontecerem integradas aos ambientes off e online. Para isso, os investimentos em machine learning, Inteligência Artificial (IA) e informações em tempo real farão parte do dia a dia tanto dos fornecedores quanto de seus clientes. 

As relações B2B terão grandes benefícios, pois você, como fornecedor, conseguirá fidelizar seus clientes, aumentará as vendas (já que possibilita créditos com valores mais expressivos) e reduz os riscos das operações, enquanto a empresa que desfruta do BNPL melhora a receita, o fluxo de caixa e aumenta o poder de compra. Esse futuro mistura-se com o presente porque, para muitas empresas, ele já começou.

Vamos explicar cada vantagem para você perceber o quanto vale a pena investir nesse modelo eficiente de Buy Now, Pay Later B2B.

 

Prazo de pagamento estendido

Por meio de insights do comportamento de cada cliente, histórico das transações comerciais, é possível avaliar e sugerir de forma muito mais assertiva um alongamento no prazo de pagamento, customizável para cada CNPJ analisado. Esse benefício da extensão de pagamento contribui para o PME que não possui caixa suficiente para uma compra e encontra dificuldades de acesso ao crédito.   

 

Garantia do risco

A preocupação com a inadimplência ao oferecer o Buy Now, Pay Later é fidedigna, pois a inadimplência é um fantasma que assombra tanto quem precisa receber quanto a empresa que não conseguiu pagar, e dificulta o crescimento de ambas. 

Segundo o Serasa Experian, ao comparar fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022, 52,2% das empresas que prestam serviços estavam negativadas, seguidas por 38,5% dos comércios e 8% das indústrias. E agora, como oferecer uma linha de crédito sem ter o risco de não receber?

Como Fintech especializada e pioneira em BNPL B2B, estruturamos a recomendação de limite de crédito, somado à extensão do prazo de pagamento, assegurando 100% do risco de inadimplência  com base nos dados sugeridos.

 

Compras com processos integrados

Em meio às necessidades de rapidez na decisão de compra e o processo de digitalização do mercado B2B, longas esperas por uma resposta de análise de crédito e oferta de prazo de pagamento tornam as oportunidades de negócios cada vez mais distantes das empresas. Portanto, oferecer compras com processos integrados é um grande diferencial para você. Nossos produtos já nascem adaptados ao Real Time Commerce e são  facilmente integrados aos pontos de vendas (online ou offline) de sua empresa com respostas em tempo real, evitando interrupções na jornada de compra de seus clientes e aumentando conversões de vendas.

 

Fluxo de caixa flexível

Até aqui, explicamos mais detalhadamente como funciona o Buy Now, Pay Later e você pode se questionar a respeito sobre o que fazer se o seu cliente solicitar um crédito acima do fluxo de caixa que você tem disponível. Nesses casos, a flexibilização garante atender ao pedido do cliente sem que você fique no negativo. Como isso é possível?

Ao oferecer a linha de crédito ao seu cliente, você decide se utilizará o próprio fundo ou por parceiros da CashU. Ou seja, se você não tiver o valor total, também pode utilizar a complementação através de parceiros confiáveis.

Agora que você entendeu mais sobre as vantagens do Buy Now, Pay Later B2B, deseja implementar essa tecnologia e oferecer linhas de créditos aos seus clientes?


Entre em contato conosco para saber mais informações!

 
Texto:
Rosiana Alda