Equilíbrio entre prazos médios de venda (PMV) e de pagamento (PMP) é fundamental. Como o crédito B2B pode ajudar?

Já vimos em outro artigo que a obtenção de crédito é um grande desafio para as pequenas e médias empresas e uma grande oportunidade para distribuidores e fornecedores. Agora, você...

Compartilhe:

Já vimos em outro artigo que a obtenção de crédito é um grande desafio para as pequenas e médias empresas e uma grande oportunidade para distribuidores e fornecedores.

Agora, você conhece um pouco mais sobre o prazo médio de vendas (PMV) e o prazo médio de pagamento (PMP), fica sabendo por que o desequilíbrio destes números pode representar um problema para as pequenas e médias empresas, e como o crédito Buy Now, Pay Later B2B pode ser uma importante ferramenta para ajudar neste sentido.

O que são prazo médio de vendas (PMV) e prazo médio de pagamento (PMP)?

O prazo médio de vendas (ou PMV) é o tempo que o vendedor precisa esperar em média para receber o pagamento por suas vendas.

Já o prazo médio de pagamento (PMP) é o tempo que o comprador tem em média para realizar o pagamento de suas compras junto a seus fornecedores.

Para calcular o PMV, é preciso calcular a média ponderada de todas as vendas realizadas e seus prazos de recebimento, ou por meio da Demonstração Financeira, com a fórmula PMV = (Valor médio das contas a receber / receita líquida) x (número de dias).

Da mesma forma, para calcular o PMP, pode-se fazer a média ponderada de todas as aquisições e seus prazos de pagamento, ou também por meio da Demonstração Financeira, com a fórmula PMP = (Valor a pagar para fornecedores / custos da empresa) x (número de dias).

Após calcular seu PMV e PMP, você pode estar curioso para saber os números de seus concorrentes, clientes e fornecedores, mas para isso seria necessário acesso à base de dados das empresas, o que não é fácil.

No entanto, é possível ter uma ideia desses números no mercado em geral, uma vez que podemos estimar estes valores por meio das Demonstrações Financeiras (DFs) das empresas.

Empresas listadas na bolsa de valores obrigatoriamente divulgam as DFs no seu site, o que possibilita calcular o PMV e o PMP das mais de 400 empresas com capital aberto do país.

Com base nessas informações, o prazo médio de pagamento (PMP) seria de 56 dias, enquanto o prazo médio das vendas (PMV) seria de 39 dias. No entanto, veja no gráfico abaixo que existe grande variação entre os setores.

Gráficos PMV e PMP

Equilíbrio entre PMV e PMP: um grande desafio para as PMEs

O PMV e o PMP fazem parte do ciclo operacional financeiro da empresa, também conhecido como ciclo de caixa, que nada mais é que o tempo entre o pagamento da compra de matéria-prima até o momento do recebimento da receita da venda.

O equilíbrio entre estes números é fundamental para o cumprimento dos prazos de pagamentos de dívidas, para o controle no fluxo de caixa e para o equilíbrio do capital de giro. Ou seja, para a saúde financeira da empresa como um todo.

Para grandes fabricantes e distribuidores, com grandes volumes de vendas e aquisições, que conseguem melhores negociações e margens devido ao volume de transações, o ciclo de caixa pode não ser um desafio tão grande, mas esta não é a realidade das pequenas e médias empresas no Brasil, que são a grande maioria das organizações do país e o verdadeiro motor da nossa economia.

Normalmente, as PMEs vendem de maneira parcelada, sendo que o meio de pagamento favorito do brasileiro é o cartão de crédito. Assim, o PMV costuma ser de 30 dias para mais na grande maioria das empresas do país, que precisam de estratégias para alongar seu PMP e conseguir equilibrar seu ciclo de caixa.

Como o crédito Buy Now, Pay Later ajuda a equilibrar o ciclo de caixa das PMEs

Segundo o Sebrae, 68% das PMEs do Brasil não têm operação de crédito, devido à escassez de boas ofertas e à alta burocracia das instituições financeiras tradicionais.

Por isso, o fluxo de caixa do varejo no geral acaba funcionando de maneira complexa: a PME vende parcelado para seus clientes com o primeiro recebimento para no mínimo 30 dias, ao mesmo tempo em que tem que pagar à vista para seus distribuidores e fornecedores. Ou seja, é quase impossível fechar essa conta no azul. 

A antecipação de recebíveis pode ser uma solução para este problema, mas ainda tem custos altíssimos, fazendo com que as PMEs percam grande parte da margem de lucro. 

No final das contas, mesmo após a antecipação de recebíveis, as PMEs ainda precisam de mais recursos para realizar compras à vista e cobrir custos e despesas de operação, o que as faz recorrer para empréstimos com taxas ainda mais altas

Ou seja, a gestão financeira de pequenos e médios varejistas pode estar sempre à beira de colapsar, sendo necessário cobrir dívidas com mais dívidas.

Mas tudo tem solução! E uma solução inteligente e segura para todos os lados. É o Buy Now, Pay Later B2B, uma importante ferramenta a ser explorada por distribuidores e fornecedores para apoiar seus clientes PMEs com uma oferta de crédito personalizada. Saiba tudo a seguir.

Crédito para PMEs: a solução inteligente e segura

O Buy Now, Pay Later B2B é a solução que está revolucionando o mercado B2B: abrindo novos caminhos para distribuidores e fornecedores e democratizando o crédito para os pequenos e médios negócios que compram de forma recorrente. 

O Buy Now Pay Later B2B funciona como um cartão de crédito com bandeira própria, como estes de postos de combustível ou de grandes lojas, mas para empresas que vendem para outras empresas. E melhor ainda: de forma rápida, automática e em tempo real – tudo por meio da tecnologia. 

Para fornecedores e distribuidores, o Buy Now, Pay Later B2B possibilita oferecer crédito personalizado aos clientes, tanto novos quanto recorrentes, com limites e prazos justos e flexíveis. E o melhor: tudo sem o risco da inadimplência!

para as PMEs, o Buy Now, Pay Later B2B é uma maneira rápida e fácil de obter mais limite e prazo junto aos seus distribuidores e fornecedores de confiança, garantindo um estoque sempre em dia e vendendo mais, sem comprometer o fluxo de caixa. 

Isso é possível graças a um modelo preditivo exclusivo apoiado pela inteligência artificial. O Buy Now, Pay Later B2B aplica uma inteligência de dados altamente precisa para calcular o limite e o prazo a ser oferecido para cada empresa.

Desta forma, o comprador tem mais prazo para pagar, e o distribuidor ou fornecedor recebe em até 3 dias úteis após a compra, tudo sem burocracia e em tempo real

Outro ponto importante: a solução serve tanto para distribuidores e fornecedores que vendem de forma digital via e-commerce ou marketplace, quanto para empresas que vendem de forma tradicional, via vendedor, representante, ligação, e-mail ou mensagem de texto. 

Não é mágica, é pura inteligência de dados. Fácil, rápido e seguro.

Benefícios do Buy Now, Pay Later B2B para distribuidores, fornecedores e PMEs

O Buy Now, Pay Later B2B resolve grande parte dos problemas de crédito das pequenas e médias empresas. Veja:

Análise de crédito em tempo real: tanto os distribuidores e fornecedores, quanto os compradores têm acesso ao limite e ao prazo de crédito disponível.

Maior prazo de pagamento: o comprador pode pagar com mais tranquilidade – desafogando seu fluxo de caixa, enquanto o distribuidor ou fornecedor recebe em até 3 dias úteis. 

Inadimplência zero: no Buy Now, Pay Later da CashU, todas as recomendações são 100% garantidas, ou seja, a CashU assume totalmente a inadimplência, caso exista. 

Aumento da recorrência de compra: as PMEs acabam comprando até 2,5 vezes mais de seus distribuidores e fornecedores, porque têm mais fôlego para pagar. 

A CashU é a primeira fintech a desenvolver o Buy Now, Pay Later B2B no Brasil. Oferecemos soluções financeiras que atuam diretamente em grandes distribuidores, indústrias, marketplaces e e-commerces para oferecer mais transparência e democratizar o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas.

Quer saber mais sobre o Buy Now, Pay Later B2B para sua empresa? Fale conosco!

Artigos relacionados

Sidia Amazon Innovation – Av. Torquato Tapajós, 6770, Manaus AM

Discover more from CashU

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading